segunda-feira, 4 de julho de 2011
Doença auto imune da Tireóide X Doença Celíaca
Segundo a pesquisa relatada na revista médica Digestive Diseases and Sciences, um número significativo de pacientes que sofrem de doença auto-imune da tireóide também têm a doença celíaca.
A doença celíaca é uma desordem que faz com que o intestino reaja de forma anormal a presença do glúten, uma proteína encontrada no trigo, centeio, cevada, aveia, espelta, kamut, e outros grãos relacionados.
Os pesquisadores descobriram que há uma significativa melhora nos portadores destes problemas após 3 a 6 meses em uma dieta sem glúten.
A doença celíaca, que é por vezes referida como sprue celíaco, sprue, ou intolerância ao glúten, torna difícil para o organismo absorver adequadamente os nutrientes dos alimentos. Os sintomas incluem várias dificuldades intestinal como dor e inchaço, náuseas além de anemia, gases em demasia, formigamento dormência nas pernas, feridas na boca, que em alguns casos se alastram pelo esôfago, erupções cutâneas dolorosas nos cotovelos, joelhos e nádegas, cãibras, urticária, dores articulares / dores musculares e diarréia além de prisão de ventre, entre outros. Quando não diagnosticada a tempo, poderá haver aumento no risco de contrair certos tipos de cânceres, como de estômago, por exemplo.
Os investigadores estudaram 172 pacientes com doença auto-imune da tireóide, usando dois grupos de controle, e descobriu que 3,4% dos pacientes com tireoidite auto-imune sofriam também da doença celíaca, embora não diagnosticados anteriormente ao teste. O estudo também descobriu que a doença celíaca pode desencadear outras doenças auto imunes. Em seus achados, eles escreveram: “Nós acreditamos que pessoas diagnosticadas com a doença celíaca podem sofrer de outros transtornos, e levar um tempo até que se consiga perceber a presença então, da doença celíaca”.
Talvez de maior importância para os pacientes com este problema na tireóide, os pesquisadores descobriram que os vários anticorpos que indicam a doença celíaca – auto-anticorpos específicos – irão desaparecer depois dos 3 a 6 meses de uma dieta isenta de glúten.
Os investigadores sugerem que os pacientes com tireoidite auto-imune “podem beneficiar de um rastreio da doença celíaca, de modo a eliminar os sintomas e limitar o risco de desenvolver outras doenças auto-imunes.”
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário